A Contação de Historias no psiquismo infantil
Ouvir história é recuperar a herança
empírica do homem, seus medos, descobertas e desejos. As crianças sabem
muito bem o que é essa herança empírica no turbilhão de sentimentos que
vivenciam, é onde entra a figura do professor/contador de histórias como
mediador deste processo de aprendizagem de lidar com as emoções.
Para a criança muitos de seus sentimentos
são tão confusos, perturbadores e dolorosos que é difícil
administrá-los, trazendo assim infelicidade. Essa energia emocional fica
represada e acaba vazando na forma de sintomas físicos, neuróticos ou
comportamentais, como crueldade, comportamento agressivo, dificuldade de
aprendizado, enurese noturna, falta de concentração, hiperatividade,
obsessões, ansiedade, etc.
Apesar das crianças precisarem de ajuda
para lidar com seus sentimentos estas não conseguem falar com
naturalidade e facilidade sobre seus problemas, isto porque não estão
habituadas à linguagem cotidiana, para elas esta não é a linguagem do
sentimento, elas se expressam melhor através da metáfora, da imagem como
em histórias e sonhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário