momentos contação de historia com uma baú.
terça-feira, 29 de abril de 2014
quarta-feira, 23 de abril de 2014
A Contação de Historias no psiquismo infantil
Ouvir história é recuperar a herança
empírica do homem, seus medos, descobertas e desejos. As crianças sabem
muito bem o que é essa herança empírica no turbilhão de sentimentos que
vivenciam, é onde entra a figura do professor/contador de histórias como
mediador deste processo de aprendizagem de lidar com as emoções.
Para a criança muitos de seus sentimentos
são tão confusos, perturbadores e dolorosos que é difícil
administrá-los, trazendo assim infelicidade. Essa energia emocional fica
represada e acaba vazando na forma de sintomas físicos, neuróticos ou
comportamentais, como crueldade, comportamento agressivo, dificuldade de
aprendizado, enurese noturna, falta de concentração, hiperatividade,
obsessões, ansiedade, etc.
Apesar das crianças precisarem de ajuda
para lidar com seus sentimentos estas não conseguem falar com
naturalidade e facilidade sobre seus problemas, isto porque não estão
habituadas à linguagem cotidiana, para elas esta não é a linguagem do
sentimento, elas se expressam melhor através da metáfora, da imagem como
em histórias e sonhos.
porque é importante a contação historia, na vida da criança
A leitura de histórias infantis, ajudam no desenvolvimento do pensamento cultural e na personalidade das crianças. A literatura infantil é um processo desafiador e motivador, que transforma uma pessoa completamente, ajudando-a a ser mais responsável e crítica. É aí que entra a função da escola, que é de desenvolver na criança o hábito pela leitura. O gosto pela leitura é através de dois fatores: a curiosidade e o exemplo (este que deve ser dado tanto pelos professores quanto pelos pais).
A contação de histórias provoca na criança prazer, amor à beleza,
imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo
artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade.
As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequencia
lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a
atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estimulo e
interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita, etc.
Por este contexto,é que cada vez mais as escolas e os pais devem
adotar a literatura infantil para a educação das crianças, pois somente
assim formarão adultos competentes e responsáveis na formação de um
mundo melhor.
Sugestões de atividades para um bom contador de historia infantis, ou leitor.
* Conte sobretudo histórias que conheça bem e de que goste.
* Identifique previamente os acontecimentos-chave para os apresentar de forma clara e sugestiva.
* Conte a história como se estivesse a vê-la desenrolar-se por cenas.
* Ensaie em casa, em frente ao espelho, ou diante de pessoas que lhe possam dar um feedback.
Contar
histórias é uma arte. Muitas pessoas têm um dom especial para esta
tarefa. Mas isso não significa que pessoas sem esse dom excepcional não
possam tornar-se bons contadores de histórias. Com algum treinamento e
alguns recursos práticos qualquer pessoa é capaz de transmitir com
segurança e entusiasmo o conteúdo de uma história para pequenos.
* Conte sobretudo histórias que conheça bem e de que goste.
* Identifique previamente os acontecimentos-chave para os apresentar de forma clara e sugestiva.
* Conte a história como se estivesse a vê-la desenrolar-se por cenas.
* Ensaie em casa, em frente ao espelho, ou diante de pessoas que lhe possam dar um feedback.
*
Observe as reações das crianças enquanto conta a história para poder
fazer os ajustes necessários. Pode, por exemplo, aligeirar uma situação
se as crianças estão assustadas ou torná-la mais dramática para envolver
emocionalmente os ouvintes.
* Sempre que possível envolva as crianças no relato.
* Se as crianças exigirem que torne a contar a mesma história, deve considerar que a atividade foi um êxito.
Como envolver as crianças no relato
* Pedir às crianças que:
- repitam frases;
-façam os gestos adequados para sublinharem a ação;
- emitam os sons que a história refere (vento, bater à porta, etc.).
* Suscitar antecipações, perguntando: O que é que acham que vai acontecer a seguir?
* Suscitar o reconto em grupo, sobretudo com os alunos mais velhos.
Como suscitar o reconto em grupo
* Um ou dois alunos ajudam o educador.
* A história vai sendo contada pelas crianças e o Educador só interfere quando necessário.
* As crianças contam a história em grupos de dois ajudando-se mutuamente.
* Uma turma conta a história a outra turma.
* Cada criança escolhe o momento preferido e conta-a em pormenor acrescentando o que quiser.
* As crianças são convidadas a contar a história muito rapidamente e referindo apenas o essencial.
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)




